.

domingo, 30 de março de 2014

Porque alguns líderes Evangélicos se perdem no pecado da vaidade e soberba ? O espírito de Narciso

Porque alguns líderes Evangélicos se perdem no pecado da vaidade e soberba?

O ESPÍRITO DE NARCISO


Narcisismo, mais popularmente conhecido como "Complexo de Dora", descreve a característica de personalidade de paixão por si mesmo.

A palavra é derivada da Mitologia Grega. Narciso era um jovem e belo rapaz que rejeitou a ninfa Eco, que desesperadamente o desejava. Como punição, foi amaldiçoado de forma a apaixonar-se incontrolavelmente por sua própria imagem refletida na água. Incapaz de levar a termos sua paixão, Narciso cometeu suicídio por afogamento.

Em psicologia e psiquiatria, o narcisismo excessivo é o que dificulta o individuo a ter uma vida satisfatória, é reconhecido como um estado patológico e recebe o nome de Transtorno de personalidade narcisista. Indivíduos com o transtorno julgam-se grandiosos e possuem necessidades de admiração e aprovação de outras pessoas em excesso.

Começo essa reflexão definindo o termo narcisismo porque esse comportamento tem sido observado nos lares e famílias de todas as culturas e classes sociais .Essa paixão obsessiva por si faz com quê o indivíduo rejeite o mundo a sua volta.

Conceito criado por Freud, que adotou o termo a partir do mito grego de Narciso. A origem da palavra Narciso em grego Narkissos, vem de Narkes, que significa entorpecimento, torpor, Inconsciência. A palavra Narcótica é derivada e indica qualquer substância que altera os sentidos, produzindo narcose. Esse tipo de patologia e bem comum hoje.

caro leitor entenda que existe duas visões que o homem pode ter de mundo que vem de dentro do homem, é visão de fora do homem que defino ser o que vem de Deus, revelado pela historia e escrita. essa visão de fora para os narcisistas e uma visão onde desconfia-se no que lê é entregue .

Poderia da um exemplo como foi importante deixar o desespero que viva sem Deus para uma mudança de vida radical onde meu foco não é só a minha vida mais a vida do meu próximo também, quando cuido da minha mãe acometida por parkinsoN, entendo que é o desejo de Deus que eu cuide e zele por sua vida , e se vivesse de forma egoísta não poderia ser útil a minha amada mãe - Sinto-me como um diácono para oferecerá ajuda .

Como posso esquecer no que está escrito "amar ao próximo como a ti mesmo" esse e um ensinamento bíblico. Jesus disse "eu não vim para ser servido mais para servi" essa verdade mudou minha vida e convidou a minha pessoa de natureza corrompida para um servo perdoado e perdoador . 

antes eu só olhava para dentro hoje aprendi a olhar pra fora, percebi que o mundo estava carente como eu também estava de Deus, é que minha missão precisava ser comprida ao encontro do outro em relação a sua alma, pelo contrário não estaria entregando á minha alma ao senhor .

como essa experiência de esta em um quarto escuro e sair em direção um belo jardim florido ,colorido e irradiante foi especial especial para mim ,onde agora meus olhos podem contempla cada detalhe a minha volta, em fim foi uma experiência que me levou à ver as necessidades dos outros, e como c.s Liwus fala em seu livro surpreendido pela graça onde ele descreve que foi arrancado de si, para uma experiência de comtemplacao de uma forma não antes vivida, em um estado de "introversão"foi assim que passei a amar - porque também ouve no meu coração uma transformação.

quando ando pela rua depois de minha conversão olho todos e penso assim Jesus morreu por elas e por mim , e não adianta procura defeitos nelas porque também tenho defeitos , mais que agora olhar para elas da forma que Jesus as olham é essencial . porque Jesus as ama e minha missão e amá-las o quanto Deus as amou quando se deu por elas como sacrifício na cruz ele venceu a morte para dar salvação a todos que crerem que Jesus é o filho de Deus.

 nem todos creem nessa verdade que penso ser "absoluta" e ainda hoje existem pessoas assim; vivem para dentro olhando seu umbigo deixando de enxergar o outro a sua volta que precisa inicialmente do seu amor, mais que no caso do narcisismo esse é um fato triste perspectiva.

E possível que qualquer um que deseje verdadeiramente amar ao próximo é experimentar um mundo colorido, não precise sair de si ? Acho que sim, hoje acessar o atual mundo que estamos me parece mais ser um mundo privado do que um mundo aberto as necessidades, mais se usamos Deus como referência vamos agir de forma a mudar todo cenário começando por uma mudança em nossas vidas! Pergunte a Jesus como.
Jesus Disse - " vinde a mim todos que estão cansados e sobrecarregados"

Essa paixão doentia por si é uma espécie de "suicídio social" a pessoa que vive assim carece da misericórdia de Deus , precisa ser alcançada, porquê seu prazer está em suas experiências com sigo mesmo...sobrevive assim porque seu coração natural deseja ser assim . Esse mesmo sentimento se fez presente no passado em outras culturas e que está presente hoje na cultura pós moderna ou diria hiper moderna como um agravamento da modernidade.

a "estética do narcisismo" tem suas raízes lá no renascimento onde uso como representação a escultura de David de Michelangelo de 1506 como expressão de ideal elevado do homem que cresceu e se desenvolveu e está nas bases da modernidade e que tem uma ligação com o que os escritos sagrados que diz sobre o Homem ser a imagem e semelhança de Deus, mais que 400 anos depois temos uma visão completamente deferente com Pablo Picasso em 1913 com sua pintura mulher na cadeira onde temos a clara representação de pedaços desconectados , ou poderia dizer uma fragmentação da figura humana mas que á questão de fundo e a perda do "sentido". 

Vivemos hoje em um mundo sem sentido? Ou existe sentido por trás das coisas? Antigamente a visão de mundo era que os céus mostram a glória divina e o homem também mostra a glória divina , Deus era a única fonte transcendente para se entender tudo. nesse mesmo tempo o mundo era signo apontando algo para além dele era cheio de caminhos e mapas , esse mesmo pensamento sobrevive hoje com a astrologia mapa astral e por aí vai 

... então pensava-se em um Deus que cria mais que não interfere na forma de como devemos ser e viver como a Teísta pensa, e verdade que quando afirmamos que Deus criou tudo e estabeleceu uma lei moral e ética temos que entender que o mundo nem sempre toma a mesma forma que tomamos, porque há dois espíritos ou diria duas orientações fundamentas que é a visão do mundo secularizado e a visão teoreferente (visão de Deus) , mais que como bons cristãos devemos distinguir o que é o espírito do mundo e o que procede do espírito de Deus em relação a como cristãos podemos ser ferramentas nas mãos De Deus, Para que não caiamos no engano da vida secular também ...

Então se a única compreensão que se tinha de Deus era que ele criou tudo porque também não poderia estabelecer uma ordem e sentido comum a tudo como soberano Deus que é?

Onde está o sentido que o homem vê da vida?Ou seja o que a pintura de Pablo mostra é a perda do sentido de totalidade, não existe um centro de significado, o que temos e um conjunto de fatos isolados largados por aí , esse e um exemplo que ilustra o pensamento dos artistas com sua visão de mundo... 

Porque cada um sente desejo de dar sentido a sua vida sem ter como referência Deus mais o próprio homem. Então diante desse colapso de significado podemos ser agentes de Deus imitadores de cristo para ajudar quem precisa de respostas e muitas vezes não entende que está no fundo do poço é respondendo-os todo questionamento de forma possível e claro e com amor, Jesus não deixou ninguém sem respostas, então assim deve ser nosso proceder.

Os hospitais existem doentes de corpo e da alma que necessita de atenção amparo cuidado e amor ! Amor que Deus nos capacita sentir pelo outro que possa está vivendo o narcisismo. 

Qual é sua atitude diante de um mundo que grita de dor ? Vc quer ser um agente que promove conforto a quem sofre? Será que temos a capacidade de entender os outros para que possamos oferecer o que realmente elas precisam ? Então comece a viver cuidando de vc mais não esquecendo de também cuidar dos outros dando aquilo que conhecemos ser "Amor" a um grande ponto nisso que é se não sei amar como poderei viver feliz?mais existe uma certeza que não foge da minha razão que é o seguinte; enquanto ninguém no plano horizontal não te amar saiba que Na verticalidade Deus ele te ama .

 Amor e algo gratuito pois amo aquém merece e a quem não merece. também não esperando que aquela pessoa que amo me der amor também , minha percepção de amor era deferente quando não era cristão mais que mudou quando aceitei a cristo, agora Deus e minha referência de amor, e o mais maravilhoso disso tudo e que qualquer pessoa que aprenda com Deus á amar o próximo sairá do casulo e verá o mundo com outros olhos.

Agora sendo narciso como poderá oferecer ajuda? Pois o narcisista precisa de ajuda para que um dia ele venha a ajudar. entender a citação do outro, mostrando-lhes que a vida só terá mais colorido quando todos olhar na direção de fora delas ao encontro do outro estendendo a mão e o coração á elas , podemos também oferece-las resposta a seus paradigmas de forma que elas entenda, e não comunicando com arrogância como muitos , mais começando do início sendo sensível aos pontos confusos de cada um, para que o restante da mensagem cristã venha ter relevância, pois Deus é soberano sobre tudo que existe.

"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo." (Filipenses 2 : 3)


Nenhum comentário:

Postar um comentário